Gerenciamento de Resíduos Sólidos na UEMA


Por em 17 de janeiro de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), desenvolve as atividades do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) junto a Coordenação de Gestão de Resíduos Sólidos (CGRS) e a Comissão PGRS da UEMA. Esta iniciativa visa fortalecer o compromisso institucional com práticas responsáveis e sustentáveis no gerenciamento dos resíduos sólidos gerados em suas atividades administrativas, acadêmicas e operacionais.

A implementação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos – PGRS (https://www.proinfra.uema.br/wp-content/uploads/2024/09/PGRS-UEMA-2022-2024-1.pdf) representa um marco significativo no cumprimento da legislação ambiental vigente e no alinhamento às melhores práticas relacionadas à gestão ambiental alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo eles:

● ODS 4 – Educação de qualidade: possibilitar que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável;

● ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: o crescimento econômico per capita do país mediante a gestão de resíduos;

● ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Promover a sustentabilidade dos espaços universitários por meio da gestão eficiente dos resíduos.

● ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis: Incentivar a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, minimizando impactos ambientais e fomentando práticas sustentáveis.

● ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima: Contribuir para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa com o descarte adequado e redução de resíduos.

O PGRS é um instrumento orientador, integrando as ações desenvolvidas em todos os setores da UEMA. A participação ativa de toda comunidade acadêmica é fundamental para o sucesso dessa política, consolidando a gestão dos resíduos como um compromisso coletivo, tendo como objetivo:

● Promover o manejo adequado dos resíduos sólidos, desde a geração até a destinação final;

● Garantir a redução dos impactos ambientais por meio de práticas sustentáveis e educativas;

● Estimular a conscientização ambiental e a responsabilidade compartilhada entre os membros da comunidade universitária (discentes, docentes, servidores e colaboradores);

● Atender às normativas legais, assegurando a conformidade da instituição com as diretrizes ambientais.

O PGRS alinhado a legislação nacional e estadual, e aos ODS, reforça o protagonismos da UEMA em práticas socioambientais transformadoras. A instituição, cada vez mais reconhecida interna e externamente por suas iniciativas sustentáveis, fortalece sua imagem como referência no cumprimento das políticas ambientais, contribuindo positivamente para a sociedade e para a formação de cidadãos.

Contamos com a colaboração e o engajamento de todos para que possamos, juntos, transformar os desafios da gestão de resíduos em oportunidades de transformação social e ambiental.



Últimas Postagens