Publicações
Luciana Barros Oliveira

Sinopse
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, apresenta e específica a operacionalização associada às etapas de gerenciamento de resíduos sólidos. O PGRS estabelece diretrizes para o gerenciamento sanitariamente e ambientalmente adequado dos resíduos gerados na instituição, visando reduzir o volume de resíduos e rejeitos, proteger os recursos naturais e o meio ambiente. Além de consolidar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que objetiva estimular a implementação de práticas de sustentabilidade mediante os eixos temáticos, mormente a “Gestão adequada dos resíduos gerados” e a Agenda 2030, transformando o nosso mundo para o desenvolvimento sustentável, os ODS 4, 8, 11, 12 e 17. Assim, convidamos todos a se envolver e compartilhar da responsabilidade de monitorar e melhorar a Gestão de Resíduos Sólidos da UEMA.
Para ter acesso ao conteúdo do livro informativo do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) na íntegra, clique no link abaixo:
https://www.editorauema.uema.br/index.php/omp/catalog/view/328/247/296
O capítulo intitulado “Gestão de Resíduos: Construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Universidade Estadual do Maranhão”, presente na 3ª edição da obra “Práticas Sustentáveis no Processo de Ambientalização da Universidade Estadual do Maranhão”, tem como principal objetivo detalhar o processo de elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O capítulo aborda os desafios enfrentados e as soluções adotadas para a criação de um sistema de gestão de resíduos que visa promover a sustentabilidade no contexto acadêmico.